Mofo: o vilão

Ontem li na Folha de SP, na sessão Equilíbrio, uma reportagem sofre mofo. Achei útil e resolvi compartilhar…

EMPÓRIO
Nutrição, receitas, escolhas saudáveis

EM CASA

Ponha o mofo para fora

Por Jeanine Lemos

Chove sem parar e o mofo invade os armários, mancha as roupas, cria marcas nos sapatos e deixa o teto do banheiro estampado de bolinhas. As especialistas em organização Adriana Saade e Daisy Khappaz dão as dicas para combater o problema. A primeira, mais simples e mais importante de todas, é deixar as janelas abertas sempre que possível. O mofo só aparece em ambientes escuros e abafados. Deixar a luz e o ar entrarem é imprescindível.

ARMÁRIOS
Pedras de cânfora evitam o surgimento do mofo nos armários e deixam um aroma gostoso em roupas, toalhas e cobertores. O produto é vendido em farmácias, em caixinhas com seis unidades. A pedra pode ser colocada diretamente nas prateleiras e não faz sujeira como o giz e o carvão, também eficientes para evitar a umidade dos armários. Se eles já estão com mofo, o ideal é limpar com um pano umedecido coma solução de um litro de água para quatro colheres (sopa) de vinagre. Outra forma de usar essa mistura é ferver e colocar dentro do armário, deixando o vapor por duas horas. Depois é só passar um pano e deixar o armário aberto para ventilar.

COURO
Sapatos, botas e roupas de couro são as primeiras vítimas do mofo. Para limpar, use um pano bem torcido, umedecido com água e álcool em gel. Depois, deixe secarem local arejado. Mas, para prevenir o surgimento do mofo, deixe o calçado respirar depois que for usado, antes de guardá-lo no armário. Pode serem uma varanda ou na área de serviço. Antes de voltar para o sapateiro, borrife um produto como lisoforme em spray para garantir a higienização completa.

BANHEIROS
Abafado e úmido, esse cômodo da casa é o mais sujeito a mofo. Lembre-se de abrir sempre as janelas após os banhos para que o ar circule e seque as paredes. Se tiver uma janela basculante, deixe ao menos uma fresta aberta o dia todo. Como o mofo se espalha rápido, é importante lavar as manchas assim que elas surgem. Use água sanitária e esfregue bem. Quando os fungos se proliferam, fica mais difícil combatê-los. As pedras de cânfora, giz ou carvão podem ser colocadas nas gavetas dos armários de banheiros para conter a umidade. Nesse caso, eles devem ser trocados com maior frequência.

ROUPAS
Roupas brancas podem ser lavadas com água sanitária para retirar o mofo. No caso das coloridas, meio copo americano de leite misturado em um litro de água resolve o problema. Depois de deixar de molho, lave a peça em água quente (não fervente). Usar sacos plásticos para guardar as roupas e os cobertores não é uma boa ideia -com exceção das embalagens a vácuo, que protegem contra os fungos. Uma boa opção é o chamado TNT, que deixa o ar passar e não abafa os tecidos. Uma fita de cetim pode fechar o pacote e identificar que peças estão guardadas. O TNT é vendido em lojas de embalagem e de tecidos.

Beijos!!!

Anúncios

5 comentários sobre “Mofo: o vilão

  1. Por favor, roupas podem ser postas em sacos de TNT e guardados em caixas de papelão? ‘Meu filho viajou e deixou tudo aqui em casa e eu não tenho armários suficientes .Obrigada. Celina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s